sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

SÍMBOLOS DO NATAL

É tempo de Natal
Costumamos enfeitar uma árvore, armamos o presépio, trocamos presentes, nos cumprimentamos. O clima é de festa. mas, o que simboliza tudo isto? Aqui trazemos o significado dos símbolos de Natal.


Presépio
O presépio foi feito, pela primeira vez, por São Francisco de Assis, em 1223, na Itália. Ele, montou um presépio de palha que representava o estábulo onde Jesus nasceu, com pessoas e animais reais.



Estrela
Colocada na ponta da árvore de Natal e, também, sobre o presépio a estrela simboliza a estrela-guia dos magos e sábios do Oriente. A estrela possui quatro pontas e uma cauda luminosa, como um cometa.



Árvore
A árvore de Natal ou pinheiro é símbolo de Jesus Vida. É uma das poucas árvores que, no inverno, permanece viva. A atual árvore de Natal aparece na Alemanha, no século XVI e, no século seguinte, é iluminada com velas. No século XX, torna-se tradição na América Latina.



Coroa do Advento
No Advento, se faz com ramos de pinheiro uma coroa, enfeitada com quatro velas nas cores litúrgicas: roxo, verde, vermelho, branca. Estas velas simbolizam as grandes etapas da salvação em Cristo. No primeiro domingo deste tempo litúrgico, acende-se a primeira vela que simboliza o perdão a Adão e Eva. No segundo domingo, a segunda vela que representa a fé. A terceira vela simboliza a alegria do rei David. A última vela simboliza o ensinamento dos profetas.



Cores
No Natal, o verde é símbolo de esperança. Jesus é a Vida. O vermelho está ligado ao fogo que pode aquecer e simboliza o amor de Deus que vem a nós. O dourado é símbolo da luz. Jesus é a Luz do mundo. O branco simboliza a paz. Jesus é o Príncipe da Paz.



Velas
As velas simbolizam a fé, o amor e a vida. O Natal é a festa da luz que é Cristo.



Sinos
Os sinos simbolizam anúncio de alegria: o nascimento de Jesus. Simbolizam também convite para que todos celebrem à festa do Natal.

Anjos
Na noite de Natal, mensageiros, conhecidos como anjos, cantaram a boa notícia. "Glória no mais alto dos céus e paz na terra aos homens de boa vontade". Anjos, ou seja, mensageiros surgem nos céus para confirmar o nascimento do filho de Deus.


Canções
Na noite de Natal,um coro de anjos cantaram a glória de Deus paz na terra às pessoas de boa vontade.
As primeiras canções natalinas são século IV e são cantadas até hoje na véspera de Natal. Conhecidas entre muitas são: Noite Feliz, Jingle Bells, Natal Branco, O Pinheirinho.


Reis Magos
Mateus relata no Evangelho a vinda dos sábios do Oriente. Segundo a tradição, seus nomes são: Baltazar, Melchior e Gaspar e trazem ouro, incenso e mirra para o menino Jesus. O outro é a realeza de Jesus. O incenso, a sua divindade e a mirra, a sua humanidade. Os reis representam todos os povos a quem Jesus veio salvar.


Cartões
O primeiro cartão de Natal, foi feito pelo britânico Henry Cole que, em 1843, o enviou aos seus amigos. É muito bonito e revela atenção aos demais enviar cartões. E é muito bom receber cartões de amigos, familiares, pessoas que conhecemos.



Papai Noel
Papai Noel se identifica com São Nicolau, chamado Santa Klaus, bispo de Myra (atual Turquia). Diz a lenda que São Nicolau, a cada ano, no dia de sua festa, 6 de dezembro, passava de telhado em telhado depositando presentes nas meias colocadas nas chaminés. Ficava feliz em poder presentear os pobres.


Presentes
Os presentes simbolizam renovação, vida nova. O maior presente nos é dado por Deus Pai: seu Filho Jesus.


Ceia de Natal
A ceia de Natal é o momento em que toda a família se reúne e se confraterniza. Lembra a Sagrada Família: Maria José e o Menino Jesus. O brinde é feito pela alegria de ser cristão e ter Jesus Cristo como Salvador. Faz-me no meio da noite, porque foi numa noite que nasceu Jesus.


Enfeites (bolas coloridas, festões, ramos verdes)
Simbolizam os dons, as graças e a alegria da presença de Deus no meio da humanidade. E também as boas ações, os gestos fraternos que fazemos.

Usemos os símbolos e demos sentido ao natal que é a vinda do Filho Deus - Jesus Cristo a nós!

Nenhum comentário: